quinta-feira, 17 de novembro de 2016

STOP LOSS










O stop é um mecanismo, um gatilho usado por traders para quando o ativo cair a tal valor você sair da operação.. Vamos dizer que você vai comprou GUAU4 a R$6,00 e que se ela cair para R$5,00 reais ela não se torna mais atrativa e você quer vender, para você não ficar o dia todo em frente ao home broker então você coloca essa ordem de stop, que pode ter vencimento diário, semanal e até mensal. 

Geralmente um investidor de longo prazo não utiliza o Stop, ou se utiliza é bem distante do valor de compra, já que o mercado sofre variações constantemente, mesmo que esteja em tendência de alta o ativo pode cair um pouco, logo depois subir muito e depois cair mais um pouco e assim consecutivamente, mas mesmo assim os famosos BUY and HOLD não os utiliza, já que confiam plenamente na leitura deles.

Grandes traders quando abrem uma posição já sabem exatamente onde estará o stop, já fazem todo o remanejamento e assim o stop passa ser algo imprescindível.

Agora você me pergunta, R TRADER, já que tenho em mãos esta arma e como no exemplo acima eu comprei GOAU4 a R$6,00 e eu só quero que ela suba e se ela descer só um pouco já quero vender, vou colocar o STOP em R$5,99 certo? Eu te respondo, colocar você poderá, mas, o mercado sempre se move, tanto para cima quanto para baixo e a chance de sua ação ser STOPADA é gigante e ai você além de sair da operação vai ter também que arcar com os custos, como emolumentos, corretagem e etc. E se GOAU4 ainda descer até R$5,88 e subir para a casa dos R$7,00 após? Você será STOPADO e perderá a chance de ganhar dinheiro com a subida da ação, por isso é sempre bom já assumir alguns riscos e deixar que a ação trabalhe.

Cada Trader tem sua forma de operar e assim de colocar STOPs, alguns colocam STOP em pontos nos gráficos, outros usam a analise técnica e outros usam suportes como parâmetro, mas nunca deixem o STOP perto, como eu disse, você acabará deixando o dinheiro na sua corretora e é isto o que elas querem, seu dinheiro!

Por que o STOP nos ajuda?

Há vários benéficos nos STOPS, o mais importante de todos é que evitamos perdas maiores que as previstas. Nós somos seres humanos e quando entramos no trade nosso emocional fala muito alto, podemos querer manter uma ação que está caindo por achar que futuramente ele irá subir, temos apego emocionais, para evitar que o emocional fale mais alto, já entramos com o STOP mecânico.

Fui stopado bem ali onde está o stop, reparem como caiu mais depois?


Outro benefício do STOP é que ele ajuda a calcular o risco, e como eu coloquei para vocês aqui neste post sobre R Múltiplos, ajuda a calcular também nosso lucro padronizado conforme o risco.

Outro benefício de sempre usar o STOP é fazer o controle do capital, mas isso falarei em um outro post.


Como o STOP nos atrapalha?
Um dos exemplos que eu já dei mas explicarei melhor agora.

Vamos dizer que montaremos posição em RAPT4, compraremos 1000 ações a R$1,92, e conforme meu setup o meu STOP fica a R$1,48 (Números inteiros são sempre uma resistência, ex, R$2,00, R$ 4,00 e etc), pronto, agora estamos no jogo. No outro dia meu setup diz para subir meu stop para R$1,60 mas neste dia a ação aciona nosso STOP, uma pena, saímos do jogo com um prejuízo de R$320,00, e logo depois a ação começa a subir novamente igual a um foguete!!!

Saímos do trade e perdemos a quantia arriscada, no caso R$320,00 e perdemos também a oportunidade de ganhar dinheiro com a alavancada do ativo. Nesses casos o trade tem que saber que a violinada acontece, saber que o sinal foi falso, mas o setup sempre tem que ser seguido.




Tipos de STOP

STOP FIXO
Colocado em determinado momento e ficando lá, não altera.

STOP MÓVEL AUTOMÁTICO
Anda conforme a ação, se a ação sobe ela sobe, se a ação cai ela continua no mesmo lugar até ser STOPADO.

STOP MÓVEL MANUAL
Colocado manualmente e sobe ou desce conforme o gosto do investidor, este tipo de stop é para pessoas disciplinadas e com o emocional sempre controlado.



BONUS
Como eu uso o STOP
Primeira coisa antes de montar qualquer posição em qualquer ativo vejo onde o setup me diz para colocar o STOP, depois faço o gerenciamento do risco, vejo quantas ações comprar e pronto, agora apenas espero os movimentos.

Meus STOPS são Móveis e manuais, meu setup me diz onde eu devo colocar o stop do dia seguinte, e quase sempre espero o candle fechar, ou estar próximo de fechar ( pra mim o importante é sempre o fechamento, já que o fechamento é a batida do martelo, é o aceite de todos)




2 comentários:

  1. Rtrader que tipo de análise você usa? Tem algum livro pra recomendar ?

    Excelente texto !

    ResponderExcluir
  2. Carlos, bom te ver novamente aqui.

    Analise puramente técnica! Alguns consideram Suporte e Resistência análise gráfica, eu as englobo em minha analise técnica.

    Carlos, se você for iniciante eu tenho um ótimo livro para indicar sobre analise técnica, o nome dele é Operando na Bolsa de valores utilizando análise técnica o autor é o Joseilton Correia, futuramente vou fazer uma review.

    Abraço

    ResponderExcluir